História, Vodka's.!

Existe uma grande discussão a respeito de a produção de vodka ter se iniciado ou não na Rússia.



No final da década de 1970 as empresas russas produtoras de vodka foram ameaçadas de não mais poderem utilizar o nome vodka em suas bebidas sob o pretexto de que este nome (vodka) seria de uso exclusivo de companhias estrangeiras, uma vez que já produziam esta bebida há mais tempo.



Esta alegação se baseava em um decreto do governo russo de 26 de agosto de 1923 autorizando a produção de vodka naquele país, enquanto os outros países já a produziriam desde 1918. Entretanto, aquele decreto assinalava tão somente a permissão para a retomada da produção de vodka na Rússia, proibida desde 1917, ano da Revolução Russa, quando foi mantida a decisão dos governos czaristas de proibição de produção de bebidas alcoólicas desde 1914, durante a Primeira Guerra Mundial.



Esta questão foi resolvida e as indústrias estrangeiras renunciaram ao título de inventoras da vodka.



Pouco tempo depois foi a vez da Polônia alegar a descoberta e o inicio de produção da vodka. Após a publicação dos estudos realizados pelo historiador russo William V. Pokhlióbkin em seu livro História da Vodka em 1991, parece ter sido reconhecida a condição da Rússia como inventora da vodka.



No entanto, sempre permanecerá uma dúvida sobre a prioridade de um lado ou outro em uma região como o leste europeu. Esta região foi motivo de muitas lutas, conquistas e reconquistas por diferentes grupos políticos e sociais. Isto praticamente impede a identificação de um grupo étnico em particular como inventor da primeira versão da vodka.



Entretanto, "vodka" é indubitavelmente uma palavra nativa russa, cujo surgimento data do século XIV. Como bebida, o nome vodka foi reconhecido internacionalmente como um tipo de destilado.



Quando se analisam a terminologia e a cronologia, se vê que o termo "vodka" foi aplicado a produtos completamente diferentes.



O sentido atual da palavra vodka como o de uma bebida alcoólica forte é conhecido amplamente. No entanto, seu real significado em russo é simplesmente água (vodá , em russo), na forma diminutiva vodka (agüinha). Vodotchka, a outra forma diminutiva de vodá também foi associada a uma bebida alcoólica, porém sem uso comercial.



Os primeiros registros do termo vodka aparecem em dicionários publicados no final do século XIX e início do século XX já com seu significado de bebida alcoólica forte.



Supõe-se que o motivo pelo qual uma bebida alcoólica forte tenha recebido o nome de vodka (agüinha) se deva à importância que os russos davam à água proveniente de suas fontes e rios cristalinos, como base para a produção de todas as bebidas. Daí também porque outras bebidas destiladas no leste europeu terem recebido o nome de "aqua vitae" (água da vida).



O termo vinó, utilizado nos séculos IX ao XIII para designar o vinho de uva, ganha novo significado a partir do século XIV, após o aparecimento de uma bebida forte com características embriagantes. Assim, se supõe que a vodka tenha aparecido antes que seu nome surgisse.



Nos séculos X e seguintes, além do vinho de uva, uma outra bebida chamada hidromel, produzida a partir da fermentação do mel, também se tornou importante. Era a principal bebida consumida pela população russa, de fácil produção e fartamente disponível.



Mais tarde, por volta do século XV, o mel, enquanto matéria-prima para a produção de bebidas, se tornou escasso. Assim, encontrou-se nos cereais a matéria-prima mais barata e disponível para a produção local de bebidas alcoólicas, principalmente alguns tipos de cerveja, chamados kvas, sikera, ol ou pivo.



Desta forma, pode-se afirmar que na Rússia, entre os séculos IX e XIV, havia cinco tipos de bebidas alcoólicas:



1. o vinó - vinho de uva



2. o hidromel - fermentação do mel



3. a beriozovita - fermentação da bétula



4. o kvas - cerveja comum



5. o ol - cerveja forte



O kvas e o ol eram produzidos a partir da fermentação artificial de cereais - centeio, cevada e aveia.



Entre os séculos XV e XVI novas bebidas feitas a partir da destilação de cereais fermentados surgiram, todas recebendo nomes semelhantes aos das bebidas já conhecidas. Tratava-se portanto da primeira bebida de cereal obtida pela destilação do produto da fermentação de cereais ricos em açúcar e amido.



Os registros apontam o ano de 1386 como um provável marco na origem da palavra vodka quando se conheceu a "aqua vitae" trazida de Kafa, colônia genovesa na Criméia, por um embaixador genovês em visita à Lituânia. Como a bebida fosse forte, a sua diluição em água pode ter originado o termo vodka para tal mistura.


NEUTRA OU AROMATIZADA ?





A vodka neutra, como a conhecemos hoje, é o resultado de séculos de experiências, aperfeiçoamento de fórmulas, desenvolvimento de técnicas de purificação que estão intrinsecamente relacionadas com as características regionais, o clima, a história, os costumes, os hábitos alimentares e a cultura dos povos que a desenvolveram. Conforme palavras do historiador russo W. V. Pokhlióbkin, "Não tem a menor pretensão de ser atraente, de agradar. Não tem gosto nem cheiro particular – é neutra, incolor. Sua classe está na sensação de pureza que lava de vez todos os sedimentos e em seu poder de penetração que atinge a garganta, a cabeça e vai direto ao coração. É uma bebida para pessoas de vontade forte."



Já a aromatização, originalmente usada para ocultar sabores desagradáveis, desenvolveu um outro tipo de vodka, tão apreciada quanto as neutras sem no entanto perder a identidade, ou seja, vodkas aromatizadas são simplesmente uma variedade de vodka, tão legítimas quanto as neutras. Existe uma grande variedade de aromatizações, que vão desde frutas como pêra, limão, framboesa, de ervas e especiarias, como o lúpulo, e até de outros sabores menos comuns, como pimenta. Uma das mais famosas vodkas aromatizadas é a polonesa Zubrówka, que contém em cada garrafa um galho de uma planta que é o alimento favorito do bisão europeu.



As vodkas mais respeitadas têm como matéria prima principal o centeio, mas podem ser destiladas a partir de diversas outras bases, como a batata, a beterraba e até o melaço de açúcar.



BLACK VODKA !
 

Black Vodka! Bem, alguém um dia iria criá-la. E foi um inglês, chamado Mark Dorman, que trabalhava na Califórnia (EUA) quando certo dia nos idos de 1996 estava num bar onde havia uma grande variedade de marcas de vodka. Ao perguntarem-lhe se gostaria que seu café fosse servido "preto", ocorreu-lhe então a brilhante (e lucrativa) idéia de que poderia criar uma vodka escura. Esta é a lenda oficial. A cor escura da Blavod, que é a marca desta vodka fabricada na Inglaterra, é possível pela adição de uma erva medicinal chamada catechu. Esta erva é encontrada no centro e ao sul da Ásia e à leste da África. Rica em tanino, não deixa sabor, apenas deixa-a um pouco mais "lisa", segundo a opinião de alguns. Naturalmente, já que se trata de uma vodka, oferece um leque de opções para a criação e, principalmente, a reinvenção de vários coquetéis.


 
SOBIESKI... A VODKA REAL.!
 
A ORIGEM DA VODKA




A história real da origem da vodka conta que ela nasceu na Polônia, na Idade Média e pode ser encontrada em manuscritos e documentos oficiais do ano 1405.



Vodka, que em polonês escreve-se Wodka, não é apenas a bebida oficial da Polônia.



Também está presente em cada festa, em cada celebração.



De fato, no país onde a vodka foi inventada, Sobieski é a Vodka premium mais vendida.



Esse é o nosso país, a Polônia - berço da Sobieski, a Vodka Real.




A POLÔNIA NA GARRAFA




Com mais de quinhentos anos de tradição, nasceu a vodka Sobieski.



Destilada de cereais, a Vodka Sobieski é produzida a partir de matéria-prima nobre, o Centeio de Ouro de Dankowski (Dankowski Golden Rye), colhido nos férteis campos de Masowsze, no Leste da Polônia.



Esse propício terroir rendeu-lhe reconhecimento há séculos por sua extraordinária qualidade na elaboração de vodkas premium.



Equilibrada, delicada e elegante, a Vodka Sobieski é uma vodka estruturada, com notas frutadas e conquistou a melhor avaliação na degustação da revista La Revue du vin de France (setembro de 2007).



Essa é a nossa vodka, Sobieski é a Vodka premium nº1 da Polônia.





HOMENAGEM AO REI




O REI JAN III SOBIESKI



O rei Jan III Sobieski (1629 - 1696) é considerado até hoje como o último grande Rei da Polônia. Reconhecido por sua coragem e seu gênio forte, um retrato fiel do povo polonês.



Os poloneses elegeram-no rei e chamavam-no de Leão da Polônia.



Em 1683, Jan III Sobieski levou as forças armadas da Polônia a uma extraordinária vitória contra os Otomanos, duas vezes mais numerosos, na batalha de Viena.



Por essa façanha, Sobieski foi considerado o Salvador da Civilização Ocidental.



Esse é o nosso Rei, o Leão da Polônia.




Sobieski é a vodka internacional de maior crescimento no mundo em 2006, conforme o instituto Drinks International.



Por sua qualidade e excelência, a Vodka Sobieski foi premiada com

medalha de ouro pelo Beverage Testing Institute, em Chicago (www.tastings.com).



Um custo benefício incrível num mundo de vodkas caras.



Em setembro de 2007 a revista La Revue du Vin de France, promoveu uma degustação com as 25 mais famosas vodkas do mundo, de diversos países como França, Polônia, Rússia, Dinamarca, Suíça, Irlanda, Itália, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suécia e Ucrânia.



Uma das grandes surpresas que os degustadores publicaram na revista foi que as vodkas Russas não estavam classificadas entre as melhores, quebrando o paradigma de que a Rússia era o melhor produtor de vodka do mundo.




Nossa meta é tornar a vodka importada, um luxo acessível.



Após estudar o mercado e pesquisar consumidores, percebemos que o mais importante para os nossos clientes são qualidade e preço.



Por esses dois motivos resolvemos importar o destilado do Centeio de Ouro de Dankowski da nossa Matriz na Polônia e engarrafar a Vodka Sobieski na nossa filial no Brasil.



A Vodka Sobieski pertence a um dos maiores grupos de vinhos e destilados do mundo, o grupo francês Belvédère, que supervisiona todo o processo de elaboração.



Isso permite oferecer um produto de ótima qualidade a um preço competitivo, bem abaixo das outras vodkas importadas e ligeiramente acima do preço de uma vodka

fabricada no Brasil.



A revista VIP em sua edição de julho 2008 escreveu:



"Engarrafada aqui pela multinacional Belvedere a polonesa Sobieski tem reputação global de oferecer menos (ressaca) por menos (dinheiro). Compre sem medo."



Vodka Sobieski. Vodka importada, agora é um luxo acessível.



DESTILAÇÃO E FILTRAÇÃO



Nos últimos anos vimos de tudo no âmbito do marketing: 5 e até 9 vezes destilada, 10 e até 15 vezes filtrada com diamantes, com lava vulcânica, e assim por diante...



É importante ressaltar que destilação e filtração são apenas processos de purificação do destilado:



repetindo tantas vezes essas etapas, obtém-se um produto neutro e sem nenhuma característica original.



A vodka Sobieski é destilada 4 vezes e adequadamente filtrada, resultando em um produto de altíssima qualidade.



Ela guarda todas as características do seu terroir.




 
"A Vodka Sobieski é destilada na Polônia, de

matéria-prima nobre, o Centeio de Ouro de Dankowski."



As vodkas fabricadas no Brasil são normalmente produzidas a partir de álcool de cana e são facilmente identificadas pela inscrição álcool etílico retificado no contra-rótulo.



Algumas também mencionaram a participação de álcool de cereais, porém em proporções bem menores.



Como é sabido, álcool de cana é mais barato e serve para fabricar muitos destilados, como cachaça.



Não é a matéria-prima mais adequada para vodka.



A Vodka Sobieski é destilada na Polônia, de matéria-prima nobre, o Centeio de Ouro de Dankowski.



GRAU ALCOOLICO.!
 
As vodkas brasileiras têm grau alcoólico entre 36º e 40º. Por isso, em algumas situações, elas podem até congelar no refrigerador.



A Vodka Sobieski, como toda vodka importada tem 40º de álcool.



O que fazer para não congelar a vodka?



Para garantir que sua vodka não congele, divida o teor alcoólico por 2.



O resultado será a temperatura em graus Celsius (negativos) ideal para congelar sua vodka Sobieski.



Exemplo: 40º dividido por 2 = 20ºC negativos (-20ºC).



Essas são nossas Dicas Reais.



Sobieski é a Vodka Real:



realmente destilada de cereais, a matéria-prima nobre para a vodka, e ela é uma

homenagem ao Rei Jan III Sobieski.



..

Comentários