Red Bull é uma bebida energética sem álcool em sua composição. Tornou-se um sucesso de vendas em mais de 140 países,[carece de fontes] devido, em grande parte, a uma ótima campanha de marketing, uma excelente distribuição e um bom projecto de embalagem. O Red Bull foi criado no ano de 1984, quando se iniciou a pesquisa de sabor e sua comercialização legalizada somente em 1987. O austríaco Dietrich Mateschitz, durante uma viagem de negócios a Tailândia, enquanto executivo de uma empresa alemã, descobriu, casualmente, um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina. A bebida causava furor naquele país e Mateschitz imaginou o sucesso que faria na Europa, onde não era conhecida.[carece de fontes] De regresso à Áustria, levou consigo uma pequena amostra dos compostos e uma ideia na cabeça. Surgia assim a bebida energética Red Bull e uma nova faceta de Dietrich Mateschitz, a de empresário
Em meados dos anos 80, começou a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois tratava-se de um produto desconhecido e com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Mateschitz teve de esperar três anos para obter a licença para a fabricação do produto na Áustria. Os possíveis efeitos negativos sobre a atividade física e mental, obrigaram o empresário a ter de esperar alguns anos até conseguir a aprovação para venda, em diferentes países. Ainda hoje, muita gente não sabe o que é a taurina e que efeitos podem advir de tanta cafeína. Em 1987, a Red Bull foi, finalmente, lançada no mercado austríaco. Uma lata de 250 ml contém 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A receptividade por parte dos consumidores foi um sucesso progressivo. Atualmente, a Red Bull é comercializada em mais de 140 países. Anualmente, o faturamento da empresa ascende aos 21 bilhões de euros, com a venda de mais de 3 bilhões de latas.
O SABOR. Ficheiro:Red Bull.jpg
Ficheiro:Red Bull.jpg
200pxCuriosamente, pesquisas apontam que uma importante parcela de consumidores desaprova o sabor da bebida, por o considerarem extremamente ácido e de paladar estranho. Onde está então o segredo de tal êxito? Podemos dizer que mais do que um produto ou de um mercado (o de bebidas energéticas) Mateschitz inaugurou um novo capítulo na história do marketing empresarial. "O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição.", refere o empresário. Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudos realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade o seu sonho de conquistar a Europa e os EUA. "O poder da publicidade é muito mais forte do que as promoções a longo prazo", afirma. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu facturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo. A marca do logotipo do touro vermelho, surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asaaaas"!. Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing de Mateschitz sugeriram-lhe concentrar-se nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita, a marca transmite um estilo de vida. A red bull é uma bebida muito cara, quando seu preço é comparado ao de refrigerantes gaseificados comuns ou mesmo quando comparado com os preços de outras bebidas energéticas. Não há estudos confiáveis acerca dos efeitos prometidos pelo consumo da bebida, tais como aumentar a disposição e a energia. Todavia, observa-se entre os consumidores relatos de insônia na noite imediatamente seguinte ao consumo do refrigerante.
Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.
DESPORTOS .
Pilha de latas no Campus Party BrasilA Red Bull apoia e investe em vários tipos de desportos. Modalidades como o Downhill são destaque. Nesta modalidade a empresa realiza o Red Bull Rampage, Red Bull Empire Of Dirt, Red Bull Elevation, entre outras provas. O Red Bull Rampage é sem dúvida a principal prova de Downhill realizada pela marca. Já teve como pista as montanhas do Utah, nos Estados Unidos, Austrália, entre outros países. Em média são 28 bikers competindo a cada edição, ou seja, somente entram na pista os melhores pilotos do ano. No futebol, desporto no qual possui quatro equipes: uma na Áustria, o Red Bull Salzburg, e outra nos EUA, o Red Bull New York. Mais recentemente criou outro clube, na cidade de Campinas-SP, que se chama Red Bull Brasil, que participa atualmente no campeonato paulista da segunda divisão e que manda seus jogos no estádio Moisés Lucarelli pertencente a Ponte Preta. Em Julho de 2009, foi criado um 4º clube da marca de bebidas energéticas, desta feita na Alemanha, com o nome de RB Leipzig, clube este que irá participar em 2009 na NOFV-Oberliga Süd, 5ª Divisão Alemã. Também investe na Fórmula 1, competição automobilística na qual possui duas equipes: a Toro Rosso e a Red Bull Racing Atual campeã da formula 1. Tem também as corridas de pequenos aviões: a Red Bull Air Race e a Red Bull Soapbox, corrida de carros de rolimã fantasiados. Além de todas as equipas que tem, também patrocina outros desportos como o B-Boy tendo já realizado vários torneios a nível mundial. Também já patrocionou uma equipe na IndyCar Series chamada Cheever Racing que durou por dois anos com o patrocínio da, dirigida pelo piloto e chefe de equipe Eddie Cheever Jr. No Brasil, a marca realiza a Red Bull Desafio no Morro, que sempre tem como pista as escadarias do Morro de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. A prova, realizada no Brasil, é semelhante ao Lisboa Dowtown, realizado em Portugal.
MATESCHITZ.Todos estes sucessos faz de Mateschitz um dos empresários mais ricos do Mundo, segundo a revista "Fortune". O homem nunca suportou regras e formalidades e teve um percurso escolar um tanto ou quanto atribulado, tendo concluído o curso de Administração de Empresas em 10 anos, o dobro do tempo normal. Sempre com um sorriso nos lábios, a pele bronzeada e a companhia frequente de mulheres bonitas e estrelas do cinema criaram-lhe a fama de "bon vivant". Traços de personalidade que estão presentes na Red Bull, desde o início, ele criou uma empresa à sua imagem e semelhança. Aos 61 anos, Dietrich Mateschitz continua cheio de energia e adepto dos desportos radicais, justificando que toma "entre oito a doze latas de Red Bull por dia, dependendo de quanto durem os dias e as noites".
FIM .*
Em meados dos anos 80, começou a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois tratava-se de um produto desconhecido e com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Mateschitz teve de esperar três anos para obter a licença para a fabricação do produto na Áustria. Os possíveis efeitos negativos sobre a atividade física e mental, obrigaram o empresário a ter de esperar alguns anos até conseguir a aprovação para venda, em diferentes países. Ainda hoje, muita gente não sabe o que é a taurina e que efeitos podem advir de tanta cafeína. Em 1987, a Red Bull foi, finalmente, lançada no mercado austríaco. Uma lata de 250 ml contém 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A receptividade por parte dos consumidores foi um sucesso progressivo. Atualmente, a Red Bull é comercializada em mais de 140 países. Anualmente, o faturamento da empresa ascende aos 21 bilhões de euros, com a venda de mais de 3 bilhões de latas.
O SABOR. Ficheiro:Red Bull.jpg
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200pxCuriosamente, pesquisas apontam que uma importante parcela de consumidores desaprova o sabor da bebida, por o considerarem extremamente ácido e de paladar estranho. Onde está então o segredo de tal êxito? Podemos dizer que mais do que um produto ou de um mercado (o de bebidas energéticas) Mateschitz inaugurou um novo capítulo na história do marketing empresarial. "O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição.", refere o empresário. Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudos realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade o seu sonho de conquistar a Europa e os EUA. "O poder da publicidade é muito mais forte do que as promoções a longo prazo", afirma. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu facturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo. A marca do logotipo do touro vermelho, surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asaaaas"!. Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing de Mateschitz sugeriram-lhe concentrar-se nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita, a marca transmite um estilo de vida. A red bull é uma bebida muito cara, quando seu preço é comparado ao de refrigerantes gaseificados comuns ou mesmo quando comparado com os preços de outras bebidas energéticas. Não há estudos confiáveis acerca dos efeitos prometidos pelo consumo da bebida, tais como aumentar a disposição e a energia. Todavia, observa-se entre os consumidores relatos de insônia na noite imediatamente seguinte ao consumo do refrigerante.
Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.
DESPORTOS .
Pilha de latas no Campus Party BrasilA Red Bull apoia e investe em vários tipos de desportos. Modalidades como o Downhill são destaque. Nesta modalidade a empresa realiza o Red Bull Rampage, Red Bull Empire Of Dirt, Red Bull Elevation, entre outras provas. O Red Bull Rampage é sem dúvida a principal prova de Downhill realizada pela marca. Já teve como pista as montanhas do Utah, nos Estados Unidos, Austrália, entre outros países. Em média são 28 bikers competindo a cada edição, ou seja, somente entram na pista os melhores pilotos do ano. No futebol, desporto no qual possui quatro equipes: uma na Áustria, o Red Bull Salzburg, e outra nos EUA, o Red Bull New York. Mais recentemente criou outro clube, na cidade de Campinas-SP, que se chama Red Bull Brasil, que participa atualmente no campeonato paulista da segunda divisão e que manda seus jogos no estádio Moisés Lucarelli pertencente a Ponte Preta. Em Julho de 2009, foi criado um 4º clube da marca de bebidas energéticas, desta feita na Alemanha, com o nome de RB Leipzig, clube este que irá participar em 2009 na NOFV-Oberliga Süd, 5ª Divisão Alemã. Também investe na Fórmula 1, competição automobilística na qual possui duas equipes: a Toro Rosso e a Red Bull Racing Atual campeã da formula 1. Tem também as corridas de pequenos aviões: a Red Bull Air Race e a Red Bull Soapbox, corrida de carros de rolimã fantasiados. Além de todas as equipas que tem, também patrocina outros desportos como o B-Boy tendo já realizado vários torneios a nível mundial. Também já patrocionou uma equipe na IndyCar Series chamada Cheever Racing que durou por dois anos com o patrocínio da, dirigida pelo piloto e chefe de equipe Eddie Cheever Jr. No Brasil, a marca realiza a Red Bull Desafio no Morro, que sempre tem como pista as escadarias do Morro de Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. A prova, realizada no Brasil, é semelhante ao Lisboa Dowtown, realizado em Portugal.
MATESCHITZ.Todos estes sucessos faz de Mateschitz um dos empresários mais ricos do Mundo, segundo a revista "Fortune". O homem nunca suportou regras e formalidades e teve um percurso escolar um tanto ou quanto atribulado, tendo concluído o curso de Administração de Empresas em 10 anos, o dobro do tempo normal. Sempre com um sorriso nos lábios, a pele bronzeada e a companhia frequente de mulheres bonitas e estrelas do cinema criaram-lhe a fama de "bon vivant". Traços de personalidade que estão presentes na Red Bull, desde o início, ele criou uma empresa à sua imagem e semelhança. Aos 61 anos, Dietrich Mateschitz continua cheio de energia e adepto dos desportos radicais, justificando que toma "entre oito a doze latas de Red Bull por dia, dependendo de quanto durem os dias e as noites".
FIM .*
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